quarta-feira, 10 de novembro de 2010

VOCÊ SABIA?

QUE:

O Presídio Estadual de Jaguari, atualmente sob a Direção do Sr. Artêmio Bottezelle Rossi, atende prioritariamente a cinco municípios da região, além de receber, eventualmente, detentos de outras Comarcas do Estado do Rio Grande do Sul, possui capacidade projetada de 80 presos do sexo masculino e se encontra atualmente com lotação de 61 presos.

Do total de presos: 16 são presos provisórios, 44 cumprem pena e 01 se encontra preso por dívida alimentar.

Através de convênios, como o celebrado com a Prefeitura Municipal de Jaguari, são oferecidas 17 vagas para trabalho externo aos detentos. Além dos 17 apenados em trabalho externo, outros 13 detentos trabalham em serviços internos (ex.: limpeza, construção, horta etc.) e 06 ocupam vagas de estudo na própria unidade prisional, o que lhes garante possibilidade de remissão da pena e ressocialização pelo trabalho.

Desde o ano de 2008, muitas melhorias na estrutura física do estabelecimento prisional foram empreendidas pela Direção, ainda na competente gestão de José Carlos Poltosi e também face aos esforços do atual diretor, através da contribuição da Vara Judicial da Comarca de Jaguari, com a destinação de valores oriundos de transações penais em processos criminais.

Dentre as reformas realizadas destacam-se: melhorias nas celas do regime fechado com reboco e nova pintura; reformas no pavilhão que abriga os detentos do regime semi-aberto com melhorias na rede elétrica e nos banheiros, além da recuperação de beliches; reforma da oficina de trabalho dos apenados com troca de piso, reboco e pintura; reforma dos alojamentos dos agentes penitenciários e das cozinhas de agentes e presos; construção de sala para atendimento de advogados, assistentes sociais, psicólogos, promotor de justiça e juiz.

Para a realização das reformas, a mão-de-obra foi toda alcançada pelos próprios detentos, que, assim, contribuíam para a melhoria do ambiente físico do presídio.

Todas estas realizações, que beneficiam aos agentes, aos presos e seus familiares, mas também aos demais operadores do direito que labutam no presídio local, apenas foram possíveis através da cooperação diligente entre Direção do Presídio e a Vara das Execuções Criminais de Jaguari, pela trabalho sério e comprometido em prol da humanização da execução da pena, desenvolvido ao longo destes três anos e que já rendeu frutos, embora muito ainda haja a ser feito em tal sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário