sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jornais destacam liderança nacional do Tribunal de Justiça gaúcho no quesito produtividade

TJ gaúcho é líder em ranking de eficiência

Segundo publicação, desembargadores do Estado superam média nacional de casos julgados por ano
Lançado na noite de ontem, o Anuário da Justiça Rio Grande do Sul 2011 destaca que o Judiciário gaúcho é um dos mais eficientes do país. E a constatação é sustentada em números.

Produzida pela revista eletrônica Consultor Jurídico, a publicação traz os destaques do último levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base nos dados de 2009. A pesquisa mostra que enquanto a média das taxas de congestionamento dos tribunais estaduais é de 50,5%, no TJ gaúcho esse índice fica em 24,9%.

Cada um dos 140 desembargadores tem 4,1 mil processos para julgar e, por ano, consegue dar conta de 2,2 mil deles. Em São Paulo, por exemplo, onde fica o maior tribunal do país, cada um dos 445 integrantes da corte recebe 2,9 mil recursos e decide 1,2 mil. O levantamento mostra também que em 2009 deram entrada no TJ gaúcho 3.622 novos casos por 100 mil habitantes – o maior índice do país.

O que chamou a atenção do editor executivo da publicação, Maurício Cardoso, foram as decisões inovadoras na área de família, como a adoção por casal homossexual.– É interessante como o Judiciário tem tomado a dianteira – avaliou.

Anuário reúne principais decisões judiciais de 2010

Segundo Cardoso, os próprios desembargadores reconhecem que o tribunal precisa acelerar o passo na informatização dos processos. Hoje, por exemplo, só é possível acessar decisões, despachos e o acompanhamento processual por meio eletrônico. A longo prazo, a intenção é tornar o papel um objeto raro na Justiça.

O anuário é um guia para quem pretende usar o Judiciário. Traz ainda o perfil dos desembargadores que atuam no TJ gaúcho e as principais decisões judiciais de 2010. É vendido nas principais bancas do Estado e na internet pelo site da Loja ConJur (www.conjur.com.br/loja). O preço do exemplar é de R$ 40.

Antes da Justiça gaúcha, o Consultor Jurídico já avaliou os judiciários estaduais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os quatro são considerados os maiores do país.

Veículo: Zero Hora - Artigos - página 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário