sexta-feira, 3 de junho de 2011

Juiz de Direito e Promotora de Justiça de Jaguari realizam palestras em curso de capacitação de conselheiros tutelares



Em colaboração aos esforços do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaguari, os Drs. Gildo Meneghello Jr, Juiz de Direito, e Cíntia Foster de Almeida, Promotora de Justiça, realizaram palestras aos candidatos ao cargo de conselheiro tutelar.

No dia 31.5.2011, pela manhã, foi realizado encontro do Juiz da Infância e Juventude com membros do COMDICA e candidatos inscritos no curso de capacitação, sendo abordado o tema: "As atribuições do Conselheiro Tutelar e seu cotidiano", onde o palestrante buscou levar a compreensão da fundamental importância da atuação do CT nos Municípios, além de aprofundar tópicos como os deveres e os poderes dos conselheiros tutelares frente à família, ao Poder Público e à rede de proteção no enfrentamento de situações de risco e dos atos infracionais.

Posteriormente, na noite do dia 1º.6.2011, a Dra. Cíntia Foster de Almeida ministrou palestra aos conselheiros aprovados na 1ª etapa da seleção, bem como a membros do COMDICA e a representantes da sociedade que compõem o colégio eleitoral, abordando temas aprofundados sobre direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, sustentando a necessidade de se dotar a rede de proteção de maior resolutividade, alertando os futuros conselheiros tutelares para que esgotem as possibilidades de aplicação de medidas de proteção a seu encargo para, só então, representarm para a formalização de expediente junto ao Ministério Público e Poder Judiciário. Segundo referido pela Promotora de Justiça, há necessidade de conscientização dos conselheiros tutelares para a agilização na adoção de medidas de proteção aplicáveis diretamente pelo CT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário