sexta-feira, 3 de setembro de 2010

TJ apresenta balanço da modernização da gestão,

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) obteve uma economia de R$ 108 milhões entre fevereiro de 2009 a julho de 2010, superando a meta inicialmente estabelecida (que era de R$ 42 milhões). Os dados são parte dos resultados da parceria entre o Poder Judiciário e o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), com o objetivo de modernizar e aperfeiçoar a gestão do TJRS e da adoção do programa de Planejamento Estratégico. Técnicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estiveram recentemente no Rio Grande do Sul para conhecer o projeto e, diante dos resultados, decidiram estender as práticas para o Judiciário dos demais Estados.

(...)

O Desembargador Leo Lima explicou que objetivo da adoção do planejamento estratégico é viabilizar a autonomia financeira do TJRS no tocante a investimento, através do aumento da eficiência de arrecadação e gerenciamento das fontes de receita e despesa. Um dos dispositivos foi a implantação do sistema de planejamento e controle de despesas em todas as 164 Comarcas e áreas administrativas para otimizar os gastos do Poder Judiciário.

(...)

Resultados

De novembro de 2009 a julho de 2010, foram estabelecidas metas de gestão. Na área de controle da despesa, buscou-se redução em diversas frentes, como economia de água, luz, material de expediente. Com relação às receitas, sem aumento de custos, foram elencadas situações para crescimento da arrecadação, identificando-se pontos de evasão nos procedimentos.

Na parte administrativa, diversas rotinas foram analisadas e modernizadas. O processo de compras, por exemplo, foi reestruturado e simplificado, reduzindo 51% as tarefas, bem como em 35% no prazo médio de aquisição.

No tocante à jurisdição, entre as novidades introduzidas está a criação do Banco de Práticas de Gestão, desenvolvido internamente para captar e disseminar 77 boas práticas gerenciais implantadas em comarcas e áreas do Judiciário para compartilhamento de todos. Com isso, busca-se a padronização e otimização dos procedimentos. Setores passaram por reestruturação, como por exemplo o Departamento Processual do TJRS, com redução de 56% das tarefas de distribuição e 40% no processamento de recursos.

Outras informações da parceria TJRS-PGQP indicam que, de 2004 e 2009, o volume de trabalho aumentou 44%, enquanto a força de trabalho cresceu 14% e o volume de agravos de instrumento (tipo de recurso interposto no TJ) aumento 59%. Para fazer frente à demanda, o setor de Distribuição Processual foi reestruturado e simplificado com redução de 56% das tarefas.

EXPEDIENTE
Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
imprensa@tj.rs.gov.br

Publicação em 31/08/2010 17:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário